Monday, October 23, 2006


A ÁGORA DO BOTICÀRIO






Muito já se escreveu sobre a Praça do Ferreira. Uns dizem que ela é a praça dos aposentados, outros, que é a praça dos poetas, dos desportistas etc. Acredito, no entanto, que ela seja a praça das idéias e das notícias. Não há nada que circule na mídia sem que antes não tenha sido debatido no terreiro do velho Boticário. Não é exagero afirmar que não existe novidade entre o céu e a terra que primeiro não tenha passado por lá.
Admito, pois, que a Praça do Ferreira seja a Ágora do Ceará, ainda que espontânea, escrachada e inconsciente. Hoje a Praça do Ferreira, com seus debates e conversas, é a demonstração viva e pujante de que a democracia existe e pode avançar. Lá funciona a sede dos jornais alternativos O Bode e O Quintino. E até deputados, vereadores, advogados, médicos, jornalistas e poetas dão plantões em seus bancos.
Talvez fosse o caso de se criar uma tribuna do povo, com microfone, inscrição, dia e hora, para qualquer pessoa mandar seu recado, denúncia ou reivindicação. Seria o apogeu participativo da praça à contribuição do processo democrático. E, ao mesmo tempo, como não pensar em ver o louco e genial poeta Mário Gomes declamando seus versos ao final da tarde?
Claro que haveria dias da semana somente dedicados aos músicos, todos teriam vez e voz - dos repentistas, passando pelos clássicos, até os rappers. Outros, aos contadores de histórias, dos mais modernos aos contistas dos causos de alpendre das fazendas. Todos seriam chamados para enriquecer a literatura cearense, sem necessariamente ser regional.
É ousadia querer organizar a eterna, anarquista e moleca cultura cearense. Organizar para fomentar a criatividade, jamais para limitá-la. Dar ares de visibilidade aos que fazem a bela e gostosa Praça do Ferreira é hastear a bandeira do compromisso histórico de liberdade com o nosso povo, heróis e escritores que tanto dignificaram esta terra de Iracema.

1 Comments:

At 12:17 PM, Blogger saraiva junior said...

valeru seu primeiro sitio

jose netto

 

Post a Comment

<< Home